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Eixo cardan

Conheça o eixo cardan em detalhes!

Como surgiu o eixo cardan?

O início da sua história de como surgio o eixo cardan data antes mesmo de Jesus Cristo. O princípio das juntas universais ja era conhecido e utilizado pelos Gregos na construção da Ballista.

No ano de aproximadamente já 1300 havia a necessidade de transmitir movimento rotacional entre os eixo em certos angulos durante a construção de relógios torre, pois nem sempre era possível conseguir mostrar o relógio de forma perpendicular ao visualizador. Então no ano de 1501 nasceu Geronimo Cardano.

1550 – Geronimo Cardano desenvolveu uma suspensão pivotante articulada e associou o nome da junta universal ao eixo de junta universal.

1901 – Arthur Hardt e Robert Schwenke patentearam o eixo de transmissão da indústria automotiva

1904 – Clarence Winfred Spicer começou a produção em série das juntas universais e eixos

1926 – Jean Albert Grégoire e Pierre Fenaille desenvolveram uma junta de eixo com acionamento angular sem erros a chamada junta homocinética.

Uma curiosidade sobre Geronimo Cardano. Ele foi o primeiro matemático europeu a fazer uso sistemático de números negativos. Ele publicou com atribuição a solução de Scipione del Ferro para a equação cúbica e a solução do aluno de Cardano, Lodovico Ferrari, para a equação quártica em seu livro de 1545, Ars Magna, uma obra influente em álgebra.

Cardano inventou e descreveu parcialmente vários dispositivos mecânicos, incluindo a fechadura combinada, o gimbal composto por três anéis concêntricos que permitem que uma bússola ou giroscópio suportado gire livremente, e o eixo Cardan com juntas universais, que permite a transmissão do movimento rotativo em vários ângulos e é usado em veículos até hoje. Ele fez contribuições significativas aos hipociclóides – publicadas no De proporcionalibus, em 1570. Os círculos geradores desses hipociclóides, mais tarde denominados “círculos Cardano” ou “círculos cardânicos”, foram usados para a construção das primeiras impressoras de alta velocidade

Fonte Wikipedia

Qual a função do eixo cardan?

A função do eixo cardan está ligada à função da junta universal, que é transferir rotação e potência para as extremidades através de várias inclinações. Além disso, o eixo cardan transmite o torque do motor para o diferencial e, posteriormente, para as rodas motrizes, permitindo o movimento do veículo. Ele também compensa os movimentos entre a carroceria e o eixo motriz, absorve vibrações e impactos, e é essencial em veículos com tração traseira ou nas quatro rodas, garantindo uma condução suave e eficiente.

Partes básicas de um Cardan

eixo cardan simples

Flange de cruzeta

Tem como finalidade realizar
a conexão entre a  cruzeta
e a extremidade da máquina

CRUZETA

Distribui a rotação e a portência
em variados ângulos

LUVA

Recebe a conexão da ponteira
deslizante e normalmente
se conecta a cruzeta fazendo parte
da junta do cardan.

PONTEIRA DESLIZANTE

Se conecta a luva permitindo flexibilização
e é soldada no tubo do cardan
fazendo parte do sistema de transmissão

TUBO

Componente de ligação entre
outros itens de solda, possui
vários tamanhos e espessuras
Nunca alongue dois tubos 
através de uma solda.

eixo cardan simples

Quais as aplicações do Eixo Cardan?

É aplicado em diversas situações onde precisa transmitir força entre pontos diferentes e com inclinações diferentes. É utilizado em caminhões, ônibus, suvs, motores de barcos, maquinário industrial, empilhadeiras, caminhões, carretas, maquinário agrícola e muitas outras aplicações, você pode vê abaixo alguns dos exemplos de aplicação.

As 6 aplicações mais utilizadas do eixo cardan

Automotivo

A linha automotiva é bastante utilizado em alguns veículos da linha leve e em muitos veículos de porte semi pesado e pesado.

SUV COMPACTO
SUV COMPACTO
ONIBUS
ONIBUS
MB AXOR
MB AXOR
MB AXOR 4X2
MB AXOR 4X2
MB AXOR
MB AXOR 6X4
CAMINHONETES
PICAPE MÉDIA
CAMINHÃO LEVE
CAMINHÃO LEVE
CAMINHÃO HR
UTILITÁRIO LEVE

Linha Amarela

O Eixo Cardan Linha Amarela são utilizados em uma categoria de máquinas pesas utilizadas principalmente em construção civil, obras públicas, mineração, agricultura e outras atividades que exigem movimentação de grandes volumes de materias. Eles são chamados assim devido a cor amarela predominante que muitos fabricantes utilizam para essas máquinas, facilitando a visualização em canteiro de obras e outros locais de trabalho.

CARDAN PARA ROLO COMPACTADORES
LINHA AMARELA - ROLO COMPACTADOR
CARDAN PARA RETROESCAVADEIRA
LINHA AMARELA - RETRO ESCAVADEIRA
CARDAN PARA PERFURATRIZES
LINHA AMARELA - PERFURADEIRA
CARDAN PARA PÁ CARREGADEIRA
LINHA AMARELA - PÁ CARREGADEIRA
CARDAN PARA MOTONIVELADORA
LINHA AMARELA - MOTONIVELADORA
CARDAN PARA GUINDASTE
LINHA AMARELA - GUINDASTE
CARDAN PARA ESCAVADEIRA
LINHA AMARELA ESCAVADEIRA
CARDAN PARA TRATOR ESTEIRA
LINHA AMARELA - TRATOR ESTEIRA

Linha Verde

Os veículos e máquinas da linha verde são essenciais para a produção agrícola e o manejo de áreas verdes, contribuindo para a eficiência das operações e a sustentabilidade ambiental ao melhorar a gestão do solo e das plantas.

CARDAN PARA PLANTADEIRAS
LINHA VERDE - PLANTADEIRAS
CARDAN PARA ENFARDADEIRAS
LINHA VERDE - ENFARDADEIRAS
CARDAN PARA TRATOR AGRÍCOLA
LINHA VERDE - TRATOR AGRÍCOLA
CARDAN PARA CARREGADEIRA DE CANA
LINHA VERDE - CARREGADEIRA DE CANA

Industrial

Na linha industrial é um eixo de transmissão que permite a transferência de torque e rotação entre componentes que não estão diretamente alinhados. Este tipo de eixo é vital para a transmissão de potência em máquinas que requerem flexibilidade e durabilidade, permitindo o movimento eficiente entre partes móveis ou partes que precisam operar em diferentes ângulos. Destaca-se as seguintes utilizações, porém existem muitas outras:

Sistemas de transporte e logística
Máquinas de Produção
Equipamentos de Manufatura
Sistema de Bombas
Geradores e equipamentos geradores de energia

CARDAN INDUSTRIAL
LINHA INDUSTRIAL
CARDAN INDUSTRIAL
LINHA INDUSTRIAL
CARDAN INDUSTRIAL
LINHA INDUSTRIAL
CARDAN INDUSTRIAL
LINHA INDUSTRIAL

Náutica

A linha náutica ou naval refere-se ao mesmo princípio utilizado em veículos terrestres, mas adaptada para o uso em embarcações. Portanto, enquanto o conceito e a função básica são semelhantes, existem algumas diferenças importantes para atender às necessidades específicas do ambiente marinho.

CARDAN NÁUTICO
LINHA NÁUTICA
CARDAN NÁUTICO
LINHA NÁUTICA
CARDAN NÁUTICO
LINHA NÁUTICA

Ferroviario

Também conhecido como junta de cardan ferroviária, é um componente crucial utilizado em sistemas de transmissão de torque em locomotivas e vagões de trem. Sua função é transmitir a potência do motor para os eixos de tração ou para outros componentes móveis dentro do trem, permitindo a flexibilidade necessária para lidar com curvas e variações nos trilhos.

CARDAN FERROVIÁRIO
FERROVIÁRIO
CARDAN FERROVIÁRIO
FERROVIÁRIO

Quais os Problemas comuns?

Os problemas mais comuns são vibração devido a folgas nas cruzetas, na ponteira, na luva decorrente do tempo de uso natural, peças de baixa qualidade ou utilização irregular. Ao sinal do menor problema, procure uma unidade do Grupo CNE mais próxima de você e verifique, lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar.

Como é feita a manutenção?

É importante manter um regime de manutenção na transmissão do seu veículo. A cada 10 mil kilômetros nós recomendamos que seja feita a lubrificação do cardan do seu veículo. O Grupo Cardan Nordeste oferece lubrificação GRATUITA em qualquer unidade do grupo! Não tem desculpa pra não cuidar dessa peça tão importante do seu veículo. Na lubrificação aproveite e peça pra fazer uma inspeção. Não esqueça de utilizar peças de qualidade linha de fábrica, pois alem de conferir segurança vai lhe trazer muita economia a longo prazo e menos dor de cabeça.